domingo, 16 de março de 2008

COLONOS CONTRA HOLANDESES

João Fernandes Vieira era um rico proprietário de engenho. Ele viu na conspiração um grande negócio, pois a expulsão dos holandeses do Brasil o livraria de imensas dívidas que tinha com a Cia das Índias Ocidentais. A vitória na batalha do Monte das Tabocas só foi conseguida com a chegada dos negros a quem João Fernandes prometera liberdade em troca de lutarem contra os holandeses.

•••

Em janeiro de 1637, João Maurício de Nassau-Siegen, ou simplesmente Maurício de Nassau, desembarcou no Recife, trazendo em sua bagagem os títulos de governador-geral, capitão-general e almirante, mas gostava mesmo era de ser chamado de Príncipe. Embora constituído supremo comandante da colônia holandesa no Brasil, o conde era subordinado à alta direção da Companhia das Índias Ocidentais. Com o passar do tempo, os holandeses passaram a ser os senhores de metade das capitanias do Brasil e por conta disso holandeses e portugueses passaram anos incendiando engenhos uns dos outros.Quando D. João IV foi aclamado rei de Portugal (1640), em parte os conflitos foram reduzidos e Portugal assinou uma trégua de dez anos com os flamengos, trégua essa desrespeitada por Nassau que conquistou o Maranhão, entre outras colônias lusitanas. Foi nessa mesma época que a Cia das Índias Ocidentais decidiu reduzir suas tropas no Brasil dando início aos conflitos com Nassau, suspeito de querer fundar um império próprio no nordeste brasileiro. O relacionamento ficou tão tenso que Nassau acabou demitido e deixou o Recife em 1644.Depois desse episódio, os colonos brasileiros começaram armar uma revolta contra os holandeses.
O principal motivo era a ausência de Nassau, que assegurava-lhes empréstimos a juros baixos. O chefe da conspiração era João Fernandes Vieira, um rico dono de engenho que estava afogado em dívidas com a Cia das Índias e expulsar os holandeses, libertando o nordeste brasileiro dos seus domínios, era o mesmo que acabar com seus problemas financeiros. A primeira batalha da guerra da libertação foi em 03 de agosto de 1645, no Monte das Tabocas, Vitória de Santo Antão e os revoltosos saíram vitoriosos. A guerra durou até o ano de 1654 quando os holandeses viram-se obrigado à rendição.

Nenhum comentário: